Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00 Sáb: 8:00 - 12:00

O Transtorno do Estresse Pós Traumático tem como característica principal um acontecimento impactante que gere consequências emocionais para uma pessoa. Esse acontecimento pode ser de vários tipos: um acidente automobilístico, violência sexual, uma catástrofe de causas humanas ou naturais. Esses eventos precisam ser uma ameaça de morte, lesões graves ou violência sexual. O individuo pode estar presente no acidente e vivenciar toda a situação, sendo uma das vítimas e logicamente sobrevivendo ao episódio, mas ele também pode apresentar os sintomas do TEPT sendo uma testemunha do evento traumático, ou até mesmo ser um amigo muito próximo ou familiar de quem passou por isso. Muitas vezes os sintomas pode aparecer para àquele profissional socorrista, por exemplo, que trabalha no resgate repetidas vezes de corpos humanos de forma acidental, ou esteja exposta a cenas de violência sexual repetidas vezes.

Ou seja, não falamos de TEPT, caso não ocorra um evento traumático que desencadeie os sintomas que serão citados a seguir.
Os sintomas são gerados após o eventos e o individuo acometido pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas intrusivos: lembranças involuntárias angustiantes e recorrentes do evento traumático, sonhos com imagens ou sentimento relacionado ao evento, flashbacks, sofrimento psicológico intensa ou reações fisiológicas intensas ao estar diante de um evento que o individuo lembre o trauma.
Além desses sintomas, o individuo tenta se esforçar para não lembrar ou se esquivar de assuntos ou situações que possam relembrar todo o evento traumático.
Pode acontecer do indivíduo acometido pelo transtorno do estresse pós traumático não conseguir lembrar algum fato ou situações ocorridas durante o acidente (amnésia dissociativa), ou começar a apresentar crenças ou pensamentos muitos negativos sobre si mesmo ou de outros. Além disso, ele pode apresentar sintomas de muita raiva, culpa, medo ou vergonha), isolamento social, desinteresse em realizar atividades que antes fazia, dificuldade em sentir emoções positivas que antes apresentava.
E por fim, muitos dos indivíduos acometidos apresentam uma reatividade intensa à situações que de alguma maneira se liga ao trauma, e com isso a pessoa que tem o TEPT pode apresentar irritabilidade intensa, raiva, comportamento autodestrutivo, hipervigilante (ficar atento de forma excessiva ao que acontece ao redor), problemas de concentração e alteração do sono.
É importante salientar que tais sintomas são com duração miníma de 30 dias, e atuam diretamente na relação social, pessoal ou profissional do paciente.
Dentre os sintomas expostos, existe uma grande variação de sintomas entre os que os pacientes apresentam. Em alguns casos há predomínio de maior irritabilidade e raiva por exemplo, em outros há muito medo associado à angustia e falta de interesse em realizar as atividades.
Os sintomas do TEPT podem iniciar logo após o evento, ou demorar alguns meses para se iniciar, e a duração dos sintomas depende de cada paciente, demorando 3 meses em alguns casos, ou até anos ou décadas em outros casos.
É fundamental acompanhar e avaliar a gravidade dos sintomas do TEPT, pois em alguns casos mais graves, os sintomas pode desencadear a ideação suicida. Além disso, em 80% dos casos, pode existir outro transtorno mental associado, como a depressão maior, bipolar, ansiedade ou uso de substâncias.